BULDOG FRANCÊS - GUIA DE RAÇAS


Buldogue Francês

Guia de Raças
French Buldogue
História
Características
Ficha do Buldogue Francês

Buldogue Francês

Este cão com os olhos esbugalhados e as orelhas de morcego é bastante barulhento, mas não exatamente por latir. Devido ao seu pequeno rosto liso, o Buldogue Francês não é o cão mais indicado para donos com sono leve, uma vez que seu ronco (bastante alto se comparado ao seu tamanho) pode ecoar por toda parte.

Origem

Acredita-se que o Buldogue Francês descende de diferentes cruzamentos realizados durante o século XIX, entre o Bulldog Inglês e Terriers Pequenos. Os primeiros a utilizar esta raça foram os açougueiros de La Villette, em Paris. Logo se tornou uma raça muito popular em todo o país e costumava ser visto nas avenidas e em cafés, onde eram organizados encontros para troca de dicas, comparação de filhotes da espécie, tudo com o intuito de melhorar e fortalecer a raça.

Comportamento

Apesar da reputação agressiva, o cão Buldogue Francês é muito carinhoso, inteligente, sensível e gentil. É calmo com os idosos e muito sensível a jogos infantis. Esta raça gosta muito de carinho, aprecia a vida e o convívio familiar. Corajoso e brincalhão, gosta de fazer palhaçadas, sendo um cão muito engraçado.

Aspecto

O Buldogue Francês é um cão muito poderoso, tem estrutura muscular compacta e ossos fortes. Sua cabeça é larga e quadrada, com dobras da pele e rugas se formando. O rosto é curto e atarracado, os olhos redondos e ligeiramente proeminentes. Tem as orelhas médias e altas, caracterizadas por serem amplas na base e arredondadas nas extremidades. Sua cauda é curta e baixa. Seu pelo é curto, liso e brilhante. A raça suporta cães de padrão tigrado o (pelo preto e avermelhado, misto não muito escuro) e branco e tigrado (branco manchado malhado).

Cuidados específicos

As necessidades de higiene de um Bulldog Francês são mínimas, sendo um cão bem adequado para a vida no interior de uma casa, também por não precisar de muito exercício, mas, como todo cão, exige pelo menos uma caminhada diária. Esta raça não suporta bem altas temperaturas, e também não gosta de tomar banho, mas seu pelo curto é muito fácil de limpar. O Buldogue francês precisa ser alimentado corretamente ou poderá vir a sofrer com excesso de peso.

Saúde

O problema mais grave que afeta o Buldogue francês é o câncer, no entanto, o caso mais comum para a raça são problemas relacionados com sobrepeso. Em cães de grande porte, com muita frequência apresentam dificuldades respiratórias, complicações cardíacas e problemas nas costas e nas vértebras.

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/buldogue-frances/


Matérias