CANE CORSO - GUIA DE RAÇAS


Cane Corso

Guia de Raças  

Família: mastiff
Grupo do AKC: Trabalhadores
Área de origem: Itália
Função Original: guarda
Tamanho médio: Alt: 62-72cm, Peso: 45-50kg
Outros nomes: Cane Corso Italiano
Posição no ranking de inteligência: N/A
Origem e história da raça

O Cane Corso descende do canis pugnax, que eram cães utilizados pelos romanos em atividades de guerra. O nome vem de “Cane de Corso”, um termo italiano que definiam os cães utilizados em atividades rurais como caça ao javali, combates etc. No passado, a distribuição desse cão ficou limitada à algumas regiões do sul da Itália como Basilicata, Campânia e Puglia.
 
O Cane Corso era principalmente usado para capturar bois e porcos e também para caçar javalis. Eles também eram usados para guardar fazendas e o gado e hoje em dia são muito usados ainda como cão de guarda.
 
Hoje, o Cane Corso é muito raro em seu país de origem. Ele foi quase instinto nos anos 70 mas alguns apaixonados pela raça conseguiram fazer com que isso não acontecesse. No Brasil a raça é muito usada como cão de guarda.
 
Temperamento do Cane Corso

Essa raça não é recomendada para quem nunca teve cachorros. Ele precisa de um líder muito imponente e de muito treino. Ele é um cachorro desconfiado com estranhos e por isso é muito importante socializar desde filhote. O Cane Corso ideal é aquele que fica indiferente se alguém mexer com ele e ataca apenas quando uma ameaça real acontecer.
 
Como cuidar de um Cane Corso

São cães grandes e com muita energia, precisam de muito espaço pra se exercitar. Precisam de um quintal grande ou um terreno espaçoso onde possa gastar sua energia. Mesmo assim, é importante levá-lo para longas caminhadas todos os dias, para que ele fique saudável física e psicologicamente. Não é recomendado para apartamentos ou locais muito pequenos.
 
O Cane Corso não precisa de tosa, seu pelo é curto e de fácil manutenção. Antigamente era feito o corte das orelhas pra mantê-las em pé, porém hoje em dia isso é proibido por lei e o veterinário ou pessoa que fizer isso está cometendo um crime.
 
Saúde do Cane Corso

Principais Preocupações: displasia de quadril Displasia do cotovelo
Preocupações Menores: problemas de entrópio, ectrópio e hiperplasia vaginal em fêmeas
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos (sangue)
Expectativa de vida: 10-12 anos

Fonte: Tudo sobre a raça Cane Corso | Tudo Sobre Cachorros http://tudosobrecachorros.com.br/2015/02/cane-corso.html#ixzz3bGRIrKUy 
Follow us: tudosobrecachorros on Facebook


Matérias