CAVALIER KING CHARLES SPANIEL - GUIA DE RAÇAS


Cavalier King Charles Spaniel 

Guia de Raças  

O Cavalier King Charles Spaniel cativa pelo seu olhar carinhoso e seu jeito calmo de ser. É um cão ideal para toda a família, adora crianças, idosos e é muito tolerante. No Brasil a raça ainda é pouco difundida e poucos são os canis realmente confiáveis. A Cléo, nossa mascote, veio do Canil Vida de Cavalier e recomendamos esse canil de olhos fechados.
 
Família: Spaniel, companhia
Grupo do AKC: Esportistas
Área de origem: Inglaterra
Função Original: buscar pequenas aves, cão de colo
Tamanho médio do macho: Alt: 30-33 cm, Peso: 5-8 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 30-33 cm, Peso: 5-8 kg
Outros nomes: nenhum
Posição no ranking de inteligência: 44ª posição
Origem e história da raça

Como indica seu nome, o Cavalier King Charles Spaniel deriva da linhagem spaniel. Os cães europeus pequenos provavelmente foram resultado do cruzamento de pequenos spaniels com raças orientais, como o Chin japonês e talvez o spaniel tibetano. 

Esses cães Tudor de colo, conhecidos como “Spaniel Consolador”, serviam para aquecer o colo e os pés, e até como substitutos das bolsas de água quente. Além disso, eles tinham a função vital de atrai para eles as pulgas das pessoas! Os Toy Spaniels eram muito populares porque agradavam a todos os membros da família. Nos anos de 1700, o Rei Charles II se encantou de tal forma pelos Toy Spaniels que foi acusado de ignorar assuntos de Estado por causa dos cães. Os cães ficaram tão associados a ele que acabaram conhecidos como “Spaniels do Rei Charles”. 

Após a sua morte, o Duque de Marlborough assumiu a causa da raça. O “Blenheim” vermelho e branco, que era seu preferido, ganhou o nome de seu palácio. O King Charles spaniel continuou a enfeitar os lares de milionários por gerações, mas com o tempo um cachorro de nariz menor se tornou o preferido. 

No começo de 1900, os poucos cães que lembravam a raça foram considerados inferiores. Uma reviravolta do destino aconteceu quando um milionário americano, Roswell Eldridge, chegou à Inglaterra e ofereceu um estranho prêmio em dinheiro para os spaniels de “focinho mais longo”, aqueles que mais lembravam o modelo antigo. 

Criadores começaram a desenvolver juntos seus cães do tipo antigo na tentativa de ganhar o prêmio, e fazendo isso, muitos começaram a gostar dos cachorros. Ironicamente, esses cães, chamados de Cavalier King Charles spaniels em homenagem ao “rei cavaleiro”, acabaram ultrapassando os colegas spaniels em popularidade, e se tornaram uma das mais queridas raças da Europa. Eles levaram mais tempo pra pegar na América, e muitos donos de cavaliers lutaram por seu reconhecimento no AKC na tentativa de controlar os problemas que sempre acompanham a popularidade. Em 1996, o AKC reconheceu o cavaliers. Ainda é cedo pra dizer se isso vai trazer mais sucesso para a raça.
 
Temperamento do Cavalier King Charles Spaniel

 O Cavalier se encaixa no ideal do cachorro de estimação perfeito em muitos aspectos. Ele é doce, gentil, brincalhão, gosta de agradar é afeito e quieto. É amável com outros cães e com estranhos. Ao ar livre, sua herança spaniel desperta, e ele adora explorar, cheirar e caçar (por isso jamais deve ser solto em um lugar aberto).
 
Os Cavaliers AMAM ficar no colo e ficar junto do dono. É uma raça que não deve ficar sozinha, precisa de companhia constante o tempo todo, são muito apegados e carentes.
 
Como cuidar de um Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier precisa de exercícios moderados todos os dias, seja passeando de coleira ou correndo em uma área segura. Esse cachorro não deve viver ao ar livre, ele é muito curioso e pode facilmente ir embora e se perder. Seu longo pelo precisa ser escovado a cada dois dias e os banhos recomendados são quinzenais para tirar nós. Pode ser feita uma tosa higiênica embaixo das patas e nas regiões íntimas.
 
As cores do Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier pode ser Blenheim (branco com castanho), Tricolor (branco, preto e castanho), Ruby (castanho) e Black and Tan (preto com castanho).
 
Saúde do Cavalier King Charles Spaniel

Principais Preocupações: Seringomielia, Doença da Válvula Mitral (coração)
Principais Preocupações: luxação da patela, entrópio
Vistos Ocasionalmente: displasia da retina
Exames Sugeridos: coração, quadris, joelhos e olhos
Expectativa de vida: 9-14 anos

Fonte: Tudo sobre a raça Cavalier King Charles Spaniel http://tudosobrecachorros.com.br/2012/09/cavalier-king-charles-spaniel.html#ixzz3bCa9ysDf 
Follow us: tudosobrecachorros on Facebook


Matérias