COMO E QUANDO CORTAR AS UNHAS DE NOSSOS CACHORROS

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Cortar as unhas do cachorro  De quanto em tempo devo cortar as unhas do meu cachorro?

Você já se perguntou de quanto em quanto tempo a unha do cachorro demora para crescer? E você sabe como cortar a unha do seu cachorro? Um bom sinal para sabermos a hora de cortar a unha do nosso cachorro é quando suas unhas começam a fazer barulho quando pisam. Você sabe imediatamente que as unhas de um cão estão grandes demais e já está na hora de “fazer a pedicure” quando você começa a escutar o barulhinho do “click- clack ” no chão da cozinha.

Cães, normalmente afiam suas unhas, mas aqueles cachorros que não tem a oportunidade de afiar as unhas precisam de fazer um corte de unhas regular. Quando você deixa de cortar as unhas do seu cachorro no tempo necessário a unha cresce, mas junto com ela, também cresce uma cutícula que tem uns tipos de vasinhos que podem sangrar ao cortar as unhas do cachorro. Por isso é importante que você não tente cortar as unhas de um cachorro bem curtas e de uma só vez. Unhas de cachorros devem ser cortadas com muito cuidado e necessitam de um tipo de alicate apropriado para isso. Converse com seu veterinário sobre o corte de unhas de seu cachorro, você também pode pedir orientação ao tosador ou banhista de seu pet shop para mostrar-lhe como efetuar o corte de unhas de seu peludo para que ele sempre possa caminhar confortavelmente.

As unhas dos cães são compostas por uma camada externa forte, muito mais dura que a nossa unha e uma “cutícula” macia no centro. Se você tiver sorte de ter um cachorro com as unhas claras é muito mais fácil conseguir cortar suas unhas e enxergar a parte onde corre sangue. Por outro lado, se o seu cão tem unhas pretas ou de cor escura, fica um pouquinho mais difícil apará-las.

Sempre recomendo que as pessoas acostumem seus cachorros desde bem novinhos a mexer em suas unhas, aparando delicadamente e superficialmente, como numa brincadeira, assim depois de adulto o ato de fazer as unhas sempre será um momento de prazer e tranquilidade para vocês dois. E não esqueça! Sempre haja de forma muito cautelosa ao cortar a unha de um cão, as unhas dos cachorros possuem vasos sanguíneos e nervos que se forem cortados causarão dor e sofrimento para seu animalzinho, além é claro de sangrar, as vezes bastante! Cães que não são acostumados a cortar suas unhas desde cedo podem estressar ao cortar as unhas e isso torna o processo sofrido para o cachorro e para quem está cortando suas unhas.

Cortar as unhas do cachorro  Como retomar o controle

Outra dica interessante é que se você aparar a unha de seu cãozinho com maior frequência, esta “cutícula” que mencionei não crescerá tanto, pois ela cresce com a unha, ou seja, quanto maior você mantiver a unha de seu peludo, maior será a proporção de vasinhos sanguíneos e nervos que você encontrará nas unhas de seu cachorro.

Em alguns casos, quando se demora muito para aparar as unhas, estes vasinhos podem chegar bem perto da ponta das unhas. Isto pode significa que quando for necessário aparar suas unhas, você não será capaz de cortar muito, sem arriscar cortar a parte onde sangra. Para corrigir isso, você irá precisar pedir ao seu veterinário ou tosador para aparar as unhas de seu peludo o mais curtinhas possível, e deverá repetir este processo em um intervalo curto de tempo, somente assim você conseguirá reverter o processo e fazer com que o vasinhos retraiam ao ponto de começar você mesmo a aparar as unhas de seu cachorro. Cortando as unhas de um cão com intervalos menores, fará com que a parte “viva” da unha vá  diminuindo gradualmente.

Cortar as unhas do cachorro  A importância do corte semanal para retomar o controle

Quando cortamos as pontas das unhas do cachorro, geralmente dentro de sete dias a cutícula deve recuar o suficiente para que você possa realizar um novo corte nas unhas de seu cão, mas em alguns casos pode demorar um pouco mais para esta cutícula recuar completamente ao ponto que você mesmo possa conseguir cortar as unhas dele em casa.

Portanto já deu para concluirmos aqui que o ideal para termos um cachorro com unhas saudáveis é realizar o corte frequente, para isso é fundamental em casos de cães com problemas de unhas muito grandes, fazer um corte gradual com o intuito de retroceder o mais rapidamente possível a “cutícula” das unhas de seu peludo, realizando um corte de pontinhas de unhas semanalmente.

Cortar as unhas do cachorro  Uma solução rápida e sem dores de cabeça

Se você desejar obter um resultado mais rápido para diminuir as unhas de seu peludo, ou se você não consegue lidar com a ansiedade de seu cão, sugiro que deixe ao cargo de seu veterinário o corte das unhas de seu cachorro. Existem casos de animais que ficam tão exageradamente ansiosos, que é necessário sedar ou anestesiar o cachorro para conseguir cortar suas unhas. O veterinário irá cortar o mais curto possível e em alguns casos poderá optar até em cauterizar a unha para reduzir o sangramento. Muitas vezes, veterinários executam esse procedimento ao mesmo tempo de uma limpeza de tártaro ou outro procedimento que se faz necessária a anestesia.

Cortar as unhas do cachorro  Como cachorros fazem na natureza
 
Talvez você tenha imaginado como os cães resolviam seus problemas de unhas grandes quando não existiam tantos cuidados especializados como os que temos atualmente disponíveis para nossos bichinhos. Ou mesmo, talvez tenha lhe ocorrido a questão de como cães de rua, lobos e cães selvagens, resolvem este tipo de problema. Bom, cachorros selvagens são andarilhos, cavam muito e caminham por muitos quilômetros sobre superfícies ásperas, que naturalmente, são os responsáveis diretos por lhes conferirem unhas apropriadamente curtas.

Portanto, cães de sítios e fazendas, também geralmente não necessitam aparar suas unhas, pois elas diminuem naturalmente ao passarem horas caminhando e correndo em superfícies ásperas. Neste caso, a pressão regular do impacto que suas unhas sofrem durante as caminhadas, força a cutícula, que se retrai naturalmente ao longo do tempo, resultando também em unhas muito curtas.

Cachorros que se exercitam bastante também irão se beneficiar portanto, de unhas naturalmente mais curtas. Animais de resgate, trabalho, agility e todos os outros que possuem uma rotina mais dentro das características primitivas de vida canina, geralmente desfrutam de uma vida que não necessita de cortes de unhas regulares.

Cortar as unhas do cachorro  Considerações finais

O tempo exato necessário entre um corte de unhas e outro tende a variar de cão para cão, mas, geralmente, para atingir a rotina de corte de unhas saudáveis, você terá que iniciar o processo por um período de corte frequentes, na intenção de retrair a cutícula. Assim como acontece com nós, as unhas dos cachorros diferem umas das outras, tanto tendo comprimentos diferentes, quanto com relação à espessura, força e saúde. Fatores como idade, raça, nível de atividade física e tipo de piso onde seu cachorro vive, desempenham um papel na forma como suas unhas precisarão ser aparadas e também irão influenciar no tempo que demora para diminuir a cutícula.

Cortar as unhas do cachorro  Material necessário

1 alicate de unhas para cachorro pó hemostático ou amido de milho (para ser utilizado em caso de sangramento)
 
Cortar as unhas do cachorro  Como cortar a unha do cachorro em casa com segurança

Comece  observando a região entre os dedos, almofadinhas das patas e a base das unhas para checar o tamanho e se estão saudáveis, limpas e com o pelo desembaraçado (caso encontre “nós” apare cuidadosamente com uma tesoura, também é recomendável aparar os pelos entre a almofadinha e ponta dos dedinhos).

 Em cachorros com unhas brancas é fácil de ver claramente a cor rosada da “veia” o que irá  facilitar para determinar o ponto certo em que você deverá cortar, posicione o alicate em um ângulo de 45º sempre mantendo um espaço para que você não corte a parte onde existem vasinhos.

Em cachorros com unhas escuras não é fácil ver os vasinhos. Nesse caso corte um pedacinho bem pequeno, e retome o procedimento após uma semana, assim você ficará mais seguro.

Fonte:
BLOG DO CACHORRO



Matérias