DICAS P/ VIAJAR COM SEU PET

Cuidados antes da viagem  

Antes de viajar com seu cão é aconselhável uma visita ao médico veterinário para um exame geral. Verificar se a vacinação está em dia e administrar medicamento para prevenção de dirofilariose (doença transmitida por mosquito). 

Em viagens interestaduais, aéreas ou rodoviárias é importante providenciar a Guia de Trânsito Animal. 

Recomendações durante a viagem

No carro não deixe o animal viajar com a cara na janela, para evitar a irritação de olhos e de ouvidos. O animal deve viajar sempre no banco de trás. Existem cintos de segurança especiais para cães, para gatos utilize a caixa de transporte. Alguns animais enjoam, consulte o veterinário sobre medicamentos para evitar enjoos. 

Prefira as horas mais frias do dia para viajar com seu amiguinho e leve água para oferecer durante as paradas. 

Cuidados necessários na praia

Evite que o animal vá à praia, a maioria dos municípios do litoral possui leis que proíbem animais na praia. Se ele for à praia, alguns cuidados são importantes:

- Evite que o cão suje a areia e se o fizer, recolha as fezes com saco plástico
e jogue no lixo.

- Coloque focinheira no seu cão, na praia existem muitas crianças e mesmo que o animal seja manso, num certo momento ele pode ferir uma criança. A responsabilidade é sempre do proprietário. 

Os perigos que os cães podem levar à praia

As pessoas podem adquirir a larva migrans cutânea ou dermatite serpiginosa, causada pelo Ancylostoma caninum, quando entram em contato com a areia ou terra contaminadas com as fezes de cães e de gatos portadores de vermes adultos. 

Estas larvas são resistentes à ação do meio ambiente tais como frio, calor, umidade e podem permanecer no ambiente até cerca de um ano. Nas pessoas a larva provoca erosões e pequenas elevações na pele em formato ondulante com muita coceira. Geralmente atinge pés, pernas e mãos.

Não devemos esquecer que na praia animais de pele e pêlo brancos devem usar protetor solar na região do focinho, pois a incidência de raios ultravioleta é responsável pelo desenvolvimento de câncer de pele nesta região!


Matérias