DOGUE ALEMÃO - GUIA DE RAÇAS


DOGUE ALEMÃO

Guia de Raças  

Família: cão de gado, mastiff
Área de origem: Alemanha
Função original: guarda, caça de animais grandes
Tamanho médio dos machos: 
Altura: 0,7 – 08 m, Peso: 45 – 54 kg
Tamanho médio das fêmeas:
Altura: 0,6 – 07 m, Peso: 45 – 50 kg
Outros nomes: Dinamarquês
Posição no ranking de inteligência: 48ª posição
Origem e história da raça

Apelidado de “Apolo dos Cachorros “, o Dogue Alemão é provavelmente o produto de duas outras raças magníficas, o Mastiff Inglês e o wolfhound irlandês. Seus antepassados eram usados como cães de guerra e cães de caça, assim, sua habilidade como caçador de animais grandes e ser destemido parecia apenas natural. Por volta do século 14, estes cães foram provando-se ótimos caçadores na Alemanha, combinando velocidade, resistência, força e coragem. O cão nobre tornou-se popular com a aristocracia rural, não só devido à sua capacidade de caça, mas também por causa de sua aparência de força embora graciosa.
 
Ela é uma raça alemã e em 1880 as autoridades alemãs declararam que o cão só deve ser referido como o Deutsche Dogge, o nome pelo qual ela ainda continua na Alemanha. No final dos anos 1800, O Dogue Alemão tinha vindo para as Américas. E rapidamente chamou a atenção, como faz até hoje. A raça atingiu uma grande popularidade apesar das dificuldades que existe em criar um cão gigante.
 
Temperamento do Dogue Alemão
 
O Dogue Alemão é gentil, carinhoso, descontraído e sensível. Costuma ser bom com crianças (mas suas brincadeiras podem ser inadequadas para crianças pequenas) e geralmente é amigável com outros cães e animais de estimação. É uma raça poderosa, mas sensível e fácil de treinar. É um ótimo companheiro para se ter na família.
 
Como cuidar de um Dogue Alemão

O Dogue Alemão precisa de fazer um pouco de exercícios todos dia para isto basta fazer boa caminhada ou brincar. Apesar de sua aparência forte, não é uma raça adequada para a vida ao ar livre e é mais adequado para dividir seu tempo dentro e fora da casa. Dentro da casa, o ideal é ter roupa de cama macia e espaço suficiente para que possa se esticar enquanto dorme. Alguns tendem a babar e geralmente não é necessário cuidar dos pelos do Dogue Alemão.

Saúde do Dogue Alemão

Principais preocupações: torção gástrica, doença arterial coronariana, cardiomiopatia
Preocupações menores: IVC (síndrome de wobbler), catarata, displasia do cotovelo, osteosarcoma e problemas ósseos.
Ocasionalmente visto: glaucoma, Doença de Von Willebrand
Testes sugeridos: cardíacos, cotovelo, quadril, olho, sangue
Expectativa de vida: 6-8 anos

Fonte: Tudo sobre a raça Dogue Alemão http://tudosobrecachorros.com.br/2013/11/


Matérias