SPITZ ALEMÃO ANÃO (LULU DA POMERÂNIA) - GUIA DE RAÇAS


LULU DA POMERÂNIA (SPITZ ALEMÃO ANÃO)

O Lulu da Pomerânia, também chamado de Spitz Alemão Anão, é um cachorro gracioso, inteligente e ativo. Esses cães precisam de limites para não ficarem agressivos.
 
Família: Spitz, Norte (companhia)
Grupo do AKC: Toys
Área de origem: Alemanha
Função Original: companhia
Tamanho médio do macho: Alt: 20-27 cm, Peso: 1-3 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 20-27 cm, Peso: 1-3 kg
Outros nomes: Spitz Alemão Anão/Pequeno
Posição no ranking de inteligência: 23ª posição
Origem e história da raça

O menor membro da família spitz, o Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão Anão) possui entre seus antepassados os resistentes puxadores de trenó. Não se sabe exatamente quando ele começou a ser gerado em tamanho pequeno. O local também é incerto, embora a Alemanha, mais especificamente a Lulu da Pomerânia, seja o lugar mais provável. 

O seu ancestral mais provável é o spitz alemão. Só quando chegou à Inglaterra a raça foi chamada de Lulu da Pomerânia, mas esses primeiros cães não eram como os “Poms” de hoje. Eles chegavam a pesar 13 kg e eram geralmente brancos. Na verdade, o spitz japonês se parece muito com esses primeiros pomeranos e provavelmente descende deles. Embora o Lulu da Pomerânia tenha sido reconhecido pelo English Kennel Club em 1870, sua popularidade só cresceu depois que a Rainha Vitória trouxe um Lulu da Pomerânia da Itália. 

Os pomeranos da Rainha eram cães grandes e cinzas, e já nessa época os criadores preferiam espécimes menores e mais coloridos. Em 1900, os Poms foram reconhecidos pelo AKC, e os cães apareciam em uma variedade de cores, tanto na Inglaterra como na América. O Lulu da Pomerânia continuou a diminuir de tamanho. Ao mesmo tempo, a ênfase no pelo levou a sua insuperável aparência de “bolinha fofa”. Esse cão de trenó em miniatura sempre atrai admiradores e ele é tão popular em exposições quanto como cão de estimação.
 
Temperamento do Lulu da Pomerânia

Saltitante, corajoso e ativo, ele se dá ao máximo todos os dias. É curioso, jovial, autoconfiante (até metido) e atencioso, sempre pronto para caçar e se aventurar.
 
O Lulu da Pomerânia pode ser um pouco distante de estranhos. É o tipo de cachorro que vê seu dono como um ídolo e estranhos são apenas…estranhos. Eles costumam ser dóceis com os membros da sua família, mas podem desenvolver problemas como possessividade (ciúmes) com pessoas e objetos.
 
São cachorros bastante inteligentes e aprendem fácil o que ensinam pra eles. É importante estimular o psicológico dessa raça, com brinquedos inteligentes e brincadeiras interessantes como esconder um objeto pra ele procurar.
 
O Lulu da Pomerânia é bastante dócil com os membros da família, mas cuidado com sua relação com estranhos e outros cães. O Spitz Alemão tem um instinto protetor muito forte, então ele tenta sempre proteger seus donos de outros cães e estranhos, mesmo que esses não apresentem nenhuma ameaça. 

Por isso, principalmente pra essa raça, é importante socializá-lo desde muito cedo com outros cães e pessoas diferentes. Quando ele for filhote, chame pessoas na sua casa pra ele se acostumar à presença de estranhos. Depois que ele puder ir passear, leve-o sempre a parques e cachorródromos pra ele interagir com outros cães, com crianças e adultos. Assim seu Lulu da Pomerânia vai se acostumar desde cedo e não estranhará no futuro.
 
O Spitz Alemão Anão tem uma natureza curiosa, dócil, corajosa e ousada. É um cão seguro de si mesmo que se mostra distante com os estranhos, mas dócil e tranquilo com seus donos. É muito brincalhão e adora correr. Possui uma grande inteligência e precisa ser estimulado intelectualmente.
 
O Lulu da Pomerânia é aquele cachorro pequeno que pensa que é um Dogue Alemão. É muito curioso, corajoso e determinado, ele não tem noção do seu tamanho.
 
Mesmo sendo receosa com desconhecidos, a raça passa a aceitar melhor as pessoas que são aceitas e queridas por toda a sua família e, portanto, amigos e convidados de seus proprietários já podem se beneficiar com os carinhos e brincadeiras do Lulu da Pomerânia em pouco tempo de contato.
 
Cores do Lulu da Pomerânia

Ele pode ser preto, marrom, branco, laranja (que vai do creme até o laranja vivo) ou cinza prateado.
 
Como cuidar de um Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é ativo, mas pequeno, precisa de exercícios, mas se satisfaz com brincadeiras dentro de casa ou passeios curtos. Apesar de agasalhado por seu pelo, ele é muito ligado à família e pequeno demais para viver fora de casa. Seu pelo duplo precisa ser escovado duas vezes por semana. Mais vezes na troca de pelos (duas vezes por ano). É recomendada a tosa higiênica, que apara os pelos das patas e das regiões íntimas. A tosa completa não é aconselhada pois não faz parte do padrão da raça.
 
Eduque seu cachorro desde cedo pra não latir por qualquer coisa. Essa raça pode ser muito latidora e incomodar vizinhos ou mesmo as pessoas da família. Talvez o trabalho de um adestrador profissional seja recomendado.

Saúde do Lulu da Pomerânia

Principais Preocupações: luxação da patela
Preocupações Menores: fontanela aberta, hipoglicemia, luxação do ombro, Atrofia Progressiva da Retina, entrópio
Vistos Ocasionalmente: colapso traqueal, PDA
Exames Sugeridos: joelhos, olhos (cardíacos)
Expectativa de Vida: 12-16 anos

Fonte: Tudo sobre a raça Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão) http://tudosobrecachorros.com.br


Matérias